Resenha do Cd O Espírito Do Som Vol1 - Segredo /
Cássia Eller
O ESPÍRITO DO SOM VOL1 - SEGREDO
CÁSSIA ELLER
2015
COQUEIRO VERDE
Por Anderson Nascimento
O quarto álbum póstumo de Cássia Eller traz gravações feitas pela cantora em Brasília, no ano de 1983. As gravações estavam sobre o domínio de Elisa de Alencar, que escreve também o texto do encarte do disco, e finalmente chegam ao grande público através deste lançamento.
A capa do CD já deixa claro que as gravações contidas nele são direcionadas para colecionadores, muito embora a qualidade das mesmas acabe soando satisfatória, se forem levados em consideração a forma de captação do áudio e o tempo de sua gravação.
De fato as canções contidas em “Segredo” são essencialmente registros feitos de forma caseira por Cássia Eller em voz e violão, mas estas já refletem bastante a perspicácia da cantora na escolha de seu repertório, quase sempre focado em lados b.
Ainda que nesse formato minimalista, já é possível perceber a fúria e a sensibilidade da cantora que se tornaria, uma década depois, um dos maiores nomes de nossa música. O repertório vai de Luiz Melodia à Roberto Carlos, mas tem predominância no trabalho dos Beatles, banda a qual Cássia sempre soube explorar de maneira adequada ao longo de sua carreira. A linda versão de “For No One” é o destaque entre as três releituras do Fab Four.
O manuscrito reproduzido do encarte do CD revela um pouco da paixão de Cássia pela música, que deixa claro a importância da música em sua vida. O texto finaliza com a marcante passagem: “Você pode pensar que me conhece um bocado[...] mas, pode crer, você se espantará ao me ouvir cantar. Essa sim sou eu...”.
Os fãs, saudosos desde a precoce partida da cantora, não poderiam ficar mais satisfeitos. A indicação “Vol.1” na capa do álbum sugere que virão outros lançamentos, o que aguça a curiosidade e a ansiedade para descobrir mais um pouquinho sobre a sempre saudosa Cássia Eller.
Resenha Publicada em 10/08/2015
Esta resenha foi lida 3302 vezes.