Por Anderson Nascimento
“Yes”, décimo disco de estúdio, lançado em março de 2009, reafirma a capacidade de Neil Tennant e Chris Lowe em produzir boas músicas seja para tocar no rádio, em discotecas ou no seu player preferido.
O novo disco da dupla surge avassalador, as quatro primeiras músicas são arrasadoras, e todo o álbum é permeado com canções inspiradíssimas, onde algumas se tornaram sucessos instantâneos. Por conta disso, o ouvinte menos avisado pode até confundir o álbum como uma compilação de sucessos recentes da banda.
Essa boa impressão deixada pelo álbum já na primeira audição, pode ser ilustrada com canções como “Love etc.”, que abre o disco, e a tênue “King of Rome”, que usa e abusa do vocal sussurado para criar uma atmosfera lounge.
O Pet Shop Boys porém parece não querer ignorar a fórmula de sucesso que vem dando certo ao longo de sua carreira, isso fica claro em “Beautiful People”, onde temos a dupla produzindo uma canção que lembra bastante o som feito por eles no fim dos anos oitenta.
Em “Did You See Me Coming?”, temos a grande música do álbum, uma das melhores canções do duo em anos. Vibrante, de refrão fácil e dançante, a canção alcançou o primeiro lugar nas paradas pop americana. Outro momento desse porte é “Pandemonium”, que deu nome à turnê do disco “Yes” e acaba de virar CD/DVD ao vivo, a canção possui um grande potencial e certamente deve funcionar muito bem ao vivo.
Algo que talvez pudesse ter sido mais caprichado nas canções do álbum é a forma como as mesmas encerram. Em alguns momentos, fica nítido que eles deveriam ter tomado mais cuidado com o encerramento das mesmas, pois percebemos um fade-out que às vezes dá a impressão de que a faixa foi mutilada.
De qualquer forma, com esse disco a dupla consegue mostrar um trabalho brilhante, e que não falta fôlego para eles, mesmo em se tratando de um grupo que já soma quase trinta anos de carreira.