Por Valdir Junior
Quando o Foo Fighters anunciaram “Sonic Highways”, seu mega projeto, de disco e série documental, sobre a história da música americana pela ótica das principais cidades, seus estúdios e pessoas, a expectativa pelo trabalho de Dave Grohl e companhia foi duplicada para esse projeto. Logo que saiu o disco com a trilha sonora, especialmente composta pela banda para o documentário, a crítica mundial, desceu a lenha no disco e na banda, comentando que o Foo Fighters não havia saído da sua zona de conforto e fez um álbum longo e chato.
A série, dirigida por Dave Grohl e transmitida no inicio de 2015, lá fora pela HBO e aqui no Brasil pelo canal Bis, teve oito episódios, cada um focado numa cidade, entrevistando pessoas da cena musical e afins, gente como: Buddy Guy, Dolly Parton, Rick Nielsen, Paul Stanley, Gary Clark Jr., entre outros. A série teve uma resposta mais positiva por parte da crítica e de certa forma contextualizou melhor o álbum e ajudou numa melhor apreciação das músicas do disco.
A linguagem do documentário seguiu a mesma linha do doc. “Sound City”, dirigido por Dave Grohl em 2013, e cada episódio terminava com um vídeo do Foo Fighters tocando a música composta e gravada em um dos famosos estúdios de Chicago, Washington, D.C., Nashville, Austin, Los Angeles, New Orleans, Seattle e Nova Iorque. O DVD/Blu-Ray, com os oito episódios e mais três horas de extras, chegou às lojas logo em seguida, e esses extras acabam não acrescentando muito coisa na narrativa do doc, valem mais pelas cenas de bastidores da gravação das músicas.
Apesar de no seu release dizer que o documentário conta a história da música americana, a impressão e conclusão que temos ao assistir a série, o que Dave Grohl deixou mais evidente na sua direção de cada episódio, foi o amor e a paixão que cada um dos entrevistados sente pela música e o quanto suas vidas foram tocadas e mudadas, para o bem e para o mal, por isso. Algo bem perto do que ele já havia feito em “Sound City”, mas aqui multiplicado por oito.
Depois de ver e rever “Foo Fighters – Sonic Highways – A série”, você provavelmente, se já não era, será fisgado por essa paixão e se deixara levar pela estória e depoimentos narrados por Dave Grohl e seus amigos, numa viagem que não acaba no último episódio e continuam ecoando pelas estradas americanas e outras estradas do resto do mundo.