Por Anderson Nascimento
Gabriel Improta é violonista, compositor e arranjador, bastante requisitado entre os principais artistas da nossa MPB. Tendo iniciado a carreira em 1994, o artista acaba de lançar o seu mais novo disco “Milagres”.
Com canções de artistas consagrados da música popular brasileira, como Tom Jobim, João Donato, Gilberto Gil, Egberto Gismonti e Dorival Caymmi, Gabriel chega ao seu 3º álbum solo emprestando a sua ótica musical a diversos clássicos de nossa música.
O disco abre com “Passarim” (Tom Jobim), que ganha bela releitura repleta de ambientações, a partir da performance do trio jazzístico formado por Gabriel, Rodrigo Villa (contrabaixo acústico) e Rafael Barata (bateria).
Quatro das dez faixas do disco são de autoria do próprio Gabriel. A ótima “Choro Para McCoy” (Gabriel Improta), dedicada ao pianista americano McCoy Tyner, apresenta melodia que lembra uma fanfarra, incluindo belos solos de flauta e um refrão instrumental marcante. Outro destaque entre suas composições é a dinâmica “Rosa e Cravo”, faixa originalíssima que está entre os melhores momentos do álbum.
Entre faixas despojadas como a dobradinha “Milagre” (Dorival Caymmi) e “Eu Vim da Bahia” (Gilberto Gil), o disco traz diversos destaques ao longo de seus 47 minutos, entre eles estão a misteriosa “7 Anéis” (Egberto Gismonti) e a deliciosa “Arrocho” (Ion Muniz), que fecha magistralmente o álbum.
O disco ainda conta com diversas participações especiais, entre elas a de João Donato na faixa “Férias no Acre” (João Donato), canção originalmente escrita pelo artista nos anos 60, e do trombonista Raul de Souza em “Bossa Lunar” (Gabriel Improta).
Produzido pelo próprio Gabriel, seu novo CD apresenta levada Jazzística, que proporciona ao ouvinte uma agradável viagem musical por texturas e nuances brasileiras, passando pela MPB tradicional e pelo Samba.