Por Anderson Nascimento
Herbert Viana possui um importante papel na história da banda carioca Biquíni Cavadão. Para quem não sabe, foi o próprio Herbert que batizou a banda com o inusitado nome, lá nos idos de 1983, quando a banda estava iniciando a sua carreira.
A gratidão e a admiração pelo incrível artista que Herbert se tornou, levaram a banda a dedicar um álbum inteiro (ou EP, já que o disco traz apenas 8 músicas) para o líder dos Paralamas do Sucesso.
A banda foi buscar o nome do álbum lá em sua origem germânica, que significa “Ilustre Guerreiro”, nada diferente do que foi e é a carreira e a vida do artista, artífice da abertura dos horizontes da música brasileira, seja em solo brasileiro, criando um link do Rock com uma assustada MPB, ou com a música estrangeira, aproximando-se do Rock latino e de ritmos Afro-Caribenhos.
“Vital e Sua Moto”, que abre o disco, e “Aonde Quer Que Eu Vá”, viraram Reggae nas mãos da banda, ritmo que Herbert conhece muito bem. Uma das melhores gravações, porém, é “Só Pra Te Mostrar”, gravada em dueto entre Herbert e Daniela Mercury em 1992, e que neste tributo virou uma balada emocionante. Na mesma linha, temos também “O Amor Não Sabe Esperar”, canção do álbum “Hey Na Na” (1988), gravada em dueto com a cantora Marisa Monte.
Entre as releituras, uma das faixas que sofreu mais mudança foi “Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim”, sucesso com a cantora Ivete Sangalo, e que nesse disco ganhou arranjo acelerado, bastante roqueiro.
Com a bonita homenagem feita à carreira de Herbert, a banda retribui, carinhosa e respeitosamente, a parceria de longa data que, além do nome da banda, rendeu também canções inéditas e participações de Herbert nos discos da banda.
Com ótimos arranjos e produção de Liminha, que também toca baixo, guitarra e violões em algumas faixas, o disco agrada bastante ao ouvinte e, certamente deve ter deixado o homenageado emocionado.