Por Anderson Nascimento
A banda porto-alegrense “Axes Connection”, formada por Márcio Machado (voz), Marcos Machado (guitarra) Magoo Wise (baixo) e Cristiano Hulk (bateria), músicos com vasta experiência em Heavy Metal, acaba de lançar o seu debut “A Glimpse of Illumination”, um álbum que, mesmo sendo o primeiro do grupo, demonstra uma incrível maturidade sonora.
O disco inicialmente traz uma pegada setentista que se assemelha ao som do velho Zeppelin, como atesta a faixa de abertura “The Meaning of Evil” e também “Wisdow is The Sky”, terceira do álbum. Já em faixas como “Rearrege Yourself”, fica evidente que a banda mira no Heavy Metal clássico dos 80s.
Uma das melhores faixas é “Use The Reason”, que traz um refrão que é instigante e hipnótico ao mesmo tempo. Ao longo do disco, percebe-se que a banda não se prende puramente ao Heavy Metal, passando por outras vertentes do Rock, caso do Hard Rock, do Rock básico da faixa título e de “Prepare Your Soul”, que até lembra um pouco de Sabbath em seus riffs, e Rock Progressivo, como no caso da faixa “Skyline”.
No geral as letras também agradam, elas falam sobre o pesar da morte de Vitor Machado, um dos irmãos incentivadores do projeto, que faleceu no início de 2013, além de temas como a sabedoria e o papel do ser humano no Universo.
O disco encerra com a ótima “The True Connection”, mas ainda brinda o ouvinte com a faixa escondida “She Sells Sanctuary”, em que a banda banca o cover do The Cult.
Batizada com um nome que faz referência ao sobrenome dos irmãos que fundaram a banda, o Axes Connection apresenta um vigor instrumental muito bem aproveitado pelo vocal impressionante de Márcio Machado, saindo-se muito bem em seu primeiro álbum.