Por Anderson Nascimento
Nascido em 2006 na cidade de São Paulo, o Lestics foi um duo formado por Olavo Rocha e Umberto Serpieri até 2008 e, com a entrada de mais três integrantes, Felipe Duarte (bateria), Marcelo Patu (baixo e violão) e Lirinha (guitarra e violões), lançou agora o terceiro álbum, intitulado “Hoje”.
O disco em si é uma verdadeira pérola de nosso cancioneiro independente atual. “Hoje” traz nove músicas autorais com instrumentais e letras de muito bom gosto, beirando ao Folk e Rock Alternativo.
Em alguns momentos parece que estamos ouvindo “Crosby, Stills, Nash e Young”. “À Espera de um Fantasma” é uma prova disso, encerrando com uma gaita matadora, a canção situa a banda entre o fim dos anos sessenta e início dos anos setenta.
Em outros momentos temos a impressão de estar ouvindo Renato Russo, declamando suas poesias derradeiras para o disco “A Tempestade”, esse é o caso de “Velho”, de letra de extrema contundência “...o espelho cospe no prato em que comeu...” nossa...é de arrepiar!
Aliás o manejo com as palavras é uma forte característica da banda, esse estilo deixa as letras mais inteligentes e é sentido em faixas como “Um bem, um mal” (“...seu chefe te promove a carta fora do baralho...você não perde mais porque não tem”).
“Mania de Organização”, uma das músicas recentes mais belas que eu já ouvi, é outro destaque do disco, que acaba por definir bem o disco da banda e lembra bastante o som feito por bandas nacionais em meados dos anos setenta, tanto pelos teclados iniciais quanto pelo caprichado arranjo vocal.
Com esse disco, a banda “Lestics” mostra que é possível gravar um grande disco, mesmo sem pertencer ao mainstream . Recomendo aos leitores que voem até o site oficial da banda e baixem logo o disco que é free, pura cortesia da banda.