Por Anderson Nascimento
Formada em 2010, a banda paulista Harumi é defensora da música como canal de transmissão de mensagens altruístas, harmonia e paz. Positivista até no nome – que quer dizer bela primavera em japonês – a banda apresenta letras que estão relacionadas à filosofia oriental, baseada no respeito às Leis da Natureza e alicerçada nos princípios da verdade, do bem e do belo. Dessa forma o grupo vai apresentando mensagens de autoajuda em forma de canções, como fica explícito em músicas como “Deixe” e como a bela “Viva a Vida”.
Musicalmente o grupo agrada – o disco é muito bem tocado e cantado, ouça “Força e Luz, por exemplo - principalmente por carregar o BRock oitentista nos instrumentais das canções, chegando a lembrar ora a Legião Urbana, ora a banda Zero, como acontece em “Tão Distante”, primeiro single do disco.
A maior qualidade do grupo é a simplicidade, e a capacidade de produzir refrãos diretos e simples como o de “Pra Dizer Que Gosto de Você”, melhor faixa do disco, e caminho que poderia até ter sido mais explorado no disco.
Pautada por um projeto musical que une expressão visual, filosofia e Rock, o grupo ainda expande o poder de suas canções a partir da fusão de vídeos e imagens que se entrelaçam às canções e assim conseguem proporcionar uma experiência completa ao público.