Por Anderson Nascimento
Em novo box a gravadora Discobertas traz cinco álbuns que apresentam raras gravações da cantora Maysa, incluindo pérolas de sua carreira internacional, com faixas em espanhol, inglês, francês e italiano, além de canções retiradas de shows, festivais, e compactos.
Dos cinco álbuns do box, “The Sound Of Love” (1959) e “Sings Songs Before Dawn” (1961), possuem grande representatividade para a história discográfica da cantora, já que são discos de carreira que nunca haviam ganhado relançamento em CD.
No caso de “The Sound Of Love”, trata-se da edição americana do disco “Convite Para Ouvir Maysa N°2”, terceiro álbum de carreira da cantora, lançado no Brasil em 1958, e dono do sucesso “Meu Mundo Caiu” (Maysa). Porém, nesse box que acaba de ser lançado, o álbum ganha capa original americana e release em inglês, além da reprodução dos selos, capas e contracapas de sua versão hermana.
O álbum “Sings Songs Before Dawn”, pode ser considerado a maior joia desse box, já que é um mítico totem há muito tempo desejado por colecionadores e fãs da cantora. O disco fora gravado em Nova Iorque e lançado originalmente no mercado americano durante a turnê de Maysa por lá, além de ser também o álbum gravado pela artista com mais canções em língua estrangeira, entre canções em inglês, espanhol e até francês, marcando a primeira investida da cantora no idioma.
Além desses dois álbuns, complementam o box três CDs de raridades, que abrangem o período de 1959-1966 (volume 1), 1967-1969 (volume 2) e 1969-1976 (volume 3), contendo 47 faixas que ajudam a contar um pouco da história discográfica da cantora, de forma organizada, cronológica e cirurgicamente referenciada na ficha técnica de cada CD.
Mesmo com uma extensa discografia espalhada por diversas gravadoras, os álbuns da cantora já foram praticamente todos lançados em CD, dessa forma, este novo box é mais um item fundamental para fãs e admiradores da cantora, principalmente no que diz respeito a completude de sua coleção.