Imagina o que é para um fã deslacrar um DVD com um show inédito de seu ídolo, doze anos após a sua morte. É essa emoção que transborda ao pressionar o play do aparelho e curtir o show gravado pela cantora em março de 2011 no Citibank Hall para o projeto “A Luz do Solo”, onde o artista figurava no palco acompanhado apenas com o seu violão.
Cássia vinha da gravação do “Acústico MTV”, e gozava de sua fase de maior sucesso. Ainda assim, a cantora continuou se mostrando autêntica, gravando e tocando exatamente o que ela queria como podemos observar nesse DVD.
Batizado com o nome da faixa instrumental de sua autoria, o DVD traz 12 faixas, incluindo “1° de julho” e “Eleanor Rigby”, canções que a cantora costumeiramente tocava em seus shows, além das então recentes “Gatas Extraordinárias” do álbum “Com Você... Meu Mundo Ficaria Completo” (1999) e “Luz dos Olhos” gravada para o Acústico MTV (2001).
Entre faixas nunca registradas em um lançamento estão “Queremos Saber”, “Espaço”, “You’ve Changed”, “I Aint Got Nothing But The Blues” e “Diamante Verdadeiro”, além da já citada faixa instrumental “Do Lado do Avesso”.
A versão em DVD traz ainda uma espécie de coletânea de faixas gravadas ao vivo, incluindo outros 10 números tirados de outros DVDs da cantora. Para quem já possui os DVDs anteriores, a inclusão dessas faixas acabou ficando meio sem sentido, mas para os que não os têm, vai ser legal ganhar de brinde faixas como “Woman Is The Nigger of The World”, “Relicário”, “O Segundo Sol” e “Todo Amor Que Houver Nessa Vida”.
Com boa captação de áudio e vídeo, “Do Lado Do Avesso” é uma bela oportunidade de matar um pouco da saudade de Cássia Eller através desse registro inédito, e de relembrar como, mesmo com sua nítida timidez, Cássia era uma cantora gigante em cima do palco.