Um dos repertórios mais vasculhados, regravados e pesquisados da MPB é o de Jorge Ben Jor. Inúmeros artistas beberam, e bebem, na fonte inesgotável do samba-rock do Zé Pretinho. Ben Jor é influência para uma galera enorme como, por exemplo, os integrantes do Los Sebosos Postizos. Quem? você deve estar se perguntando, tudo bem, essa moçada é mais conhecida por seu trabalho no Nação Zumbi.
O Los Sebosos é um projeto paralelo de Lúcio Maia (guitarra), Pupilo (percussão e bateria), Dengue (baixo) e Jorge Du Peixe (vocais) e nasceu à partir da festa Noite do Ben em 1998. À partir daí, e sem pressa, a banda registrava uma faixa e outra, entre os compromissos com a Nação, e se apresentava com um show repleto de swing. Trabalho enviado para o produtor Mario Caldato agora era soltar Los Sebosos Postizos Interpretam Jorge Ben Jor, que saiu pela gravadora Deck Disk.
Em Los Sebosos Postizos Interpretam Jorge Ben Jor, a banda buscou nos discos de Jorge – Samba Esquema Novo (1963), Bidu- Silêncio no Brooklin (1967) e Tábua de Esmeralda (1974) – boa parte do repertório do álbum. Como o estilo de Ben Jor é único e bem particular, era de se esperar somente mais um tributo ao músico, mas esse não é o caso dos Postizos, que conseguem dar uma cara relativamente nova às composições de Jorge Ben Jor. Arranjos cheios de elementos eletrônicos, um andamento em alguns momentos mais lento e a presença de Bactéria (teclados), Barbara Eugênia (vocais), Guizado (trompete) e Da Lua (percussão), dão às versões uma cara nova sem perder o balanço característico do samba-rock.
Estão lá Quero Esquecer Você, 5 Minutos, A Tamba, Frase, Os Alquimistas Estão Chegando e O Homem da Gravata Florida. Como dá para perceber, os caras passeiam pelos lados A, B, C e quanto outros existirem na obra de Ben Jor. Taí um trabalho que vale à pena você conferir.
Publicado originalmente no
Blog Link Sonoro .