Por Anderson Nascimento
O Duo Gisbranco, formado por Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco, apresenta em seu novo álbum, “Pássaros”, uma nova coleção de 15 canções baseadas em poemas do cantor Chico César.
A obra mostra o quão inspirados são os poemas de Chico César, que voltam, como um ciclo de 360°, em forma de músicas inéditas, compostas a partir da sensibilidade das compositoras e pianistas que captaram sob forma de música cada linha escrita pelo artista paraibano.
O disco abarca diversas participações especiais, que ajudam a amplificar o conceito da obra. Sérgio Santos, participa nos vocais da minimalista faixa que abre e dá nome ao disco. Sérgio volta em mais dois momentos, “Canção de Ninar”, terceira faixa e “Borbotoando”, a sétima do álbum.
Mais cadenciada, a faixa seguinte “Vejouço”, ganha a participação de Chico César nos vocais, Chico ainda participa de “Aqui No Rio” e de “Turana”, uma das canções mais legais deste trabalho. Outra participação notável é a da cantora Mônica Salmasso que brilha na faixa “Solua”.
Enquanto “Quase Mar” ganha interpretação orgânica, “Heroína Nordestina” traz sonoridade regional e produz uma entrosada dobradinha entre as cantoras, dando uma boa sacudida no ritmo do álbum.
Bem diferente do que a dupla apresentou nos álbuns anteriores – “Pássaros é o terceiro do duo -, quando os álbuns eram essencialmente instrumentais, neste álbum as canções ganham interpretações vocais, amplificando o potencial das canções, resultado azeitado de poemas, música e voz.