Por Anderson Nascimento
Formada por Rafael Ribeiro (voz e lap steel), Diogo Genovez (guitarra), João Brasileiro (violão e guitarra), Pablo Arruda (contrabaixo) e Lourenço Vasconcellos (bateria), a banda carioca Taranta chegou ao seu primeiro álbum em 2017, apresentando um som climático sob belas melodias.
Com texturas que remetem à bandas alternativas como o Radiohead, o disco do Taranra traz a produção musical do renomado produtor e guitarrista JR Tostoi (Lenine/Vulgue Tostoi) e masterização do premiado Carlos Freitas, da Classic Master.
“Cinza”, a faixa de abertura, vai crescendo ao longo da música, e acaba por conduzir o ouvinte ao som alternativo que a banda apresentará nos próximos sessenta minutos de disco. A partir de texturas das mais diversas, a banda varia entre canções de atmosfera alternativa e batidas fortes como “Caminho” e “Prelúdio”, que são as porradas (e melhores momentos) do disco.
Entre canções interessantes como “Muito Além do Fim”, e riffs irresistíveis como o presente em “Brinquedo de Viver”, que encerra o disco, a banda ainda surfa sobre faixas que podem muito bem serem escolhidas para caracterizar o som da banda, caso de “Urano” e “Mistério”.
O release do disco afirma que as canções da banda assumem formas inesperadas e diversos caminhos quando tocadas ao vivo. Apesar de ainda não ter assistido, pelo som desse CD, não tenho dúvidas de que, de fato, as apresentações da banda devam ser singulares.