Por Guilherme Cruz
Em seu segundo disco, Tom Zé muda a forma de composição. Após a consagração na no festival da Record ele passa a desfrutar de certo prestígio, o que lhe confere a possibilidade de fugir a algumas regras de criação e execução, construindo, a partir deste disco, músicas mais livres com relação às suas estruturas.
Lá Vem a Onda traz, como no mar, o impulso que nos leva em direção à outra pessoa, em busca de quem nos completa. E, no final da letra, ouvem-se aliterações de sílabas pareadas que nos levam a imaginar os sons sexuais desse casal que se encontra na casa dela.
Criando de forma industrial uma peça musical surrealista ao estilo de Stockhausen, Guindaste a Rigor extrapola e expande os limites da criação.
No fim, a Distância torna-se o findar de tudo, apagam-se as luzes, calam-se os cantares e a dor se torna algo presente, quase físico. Seguindo a melancolia da perda que a música anterior versa, em Dulcinéia Popular Brasileira a perda é do sentimento de humanidade, nos versos Chora mas não se demora/ Mora que ninguém dá bola o sentimento alheio já não importa mais para esse mundo que corre sem demora, não podendo perder tempo. A industrialização da vida sentimental é tamanha para Tom Zé que é possível comprar Sua fossa C vitaminada e, também, comprar um saco plástico Com a fossa bem concentrada.
Qualquer bobagem vai refletir a comum confusão dos apaixonados, que se perdem e desconhecem seus verdadeiros desejos. Em contraste com as dúvidas do eu-lírico romântico, na música O Riso e a Faca o artista revela a certeza quanto a ser tudo o que quer. A busca por conter dentro de si todos os extremos, retirando sua força criativa do caos.
Jimmy, Renda-se coloca em prática a expansão artística proposta na segunda música, aplicando uma brincadeira sonora, com uma letra que mistura inglês infantil, português e uma homenagem escondida para Caetano, Gil, Gal Costa e outros artistas. Me Dá, Me Dê, Me Diz segue questionando as estruturas tradicionais da canção, trabalhando com as sonoridades das palavras, montando e remontando frases. Aqui ele utiliza o amor como poética para a canção.
Retomando o tema da separação, Passageiro é a clássica canção do adeus. O homem viajante que deixa um amor em cada ponto que para.
Tom Zé reelabora a ideia de Isaac Asimov na canção Escolinha de Robô, onde a modernidade, com sua estrutura mecânica, invade a sociedade e suas relações, robotizando nossas ações e consciência. Mas mesmo com tanta tecnologia, em Jeitinho Dela a ciência não descobre porque Nos olhos dela/ Tem sol nascendo, ou porque a Cidade acabou se perdendo por ela.
Finalizando o disco, Tom Zé cria uma música em homenagem à Gravata, e nos diz que ela é Um processo freudiano/ Para a autopunição/ Com o laço no pescoço/ E a fé no coração. Crítica clara a uma peça de vestuário que é carregada de significados dentro dos signos do mundo burguês.
O que este segundo disco traz é um artista mais solto, que se permite explorar a fundo o que sua poética e sua música lhe permitem em termos de criação. Dando-nos um disco criativo e inquieto.