Por Anderson Nascimento
“Pelo Sabor do Gesto Em Cena” é o CD que verte para versões ao vivo as canções do disco “Pelo Sabor do Gesto” (2009), último álbum de inéditas da cantora Zélia Duncan. O álbum, gravado ao vivo no dia 20 de março no Theatro Municipal de Niterói, ainda traz quatro gravações inéditas, para puro deleite do fã.
O disco lança uma ótica sobre a atual fase da cantora, mostrando que o seu som está muito mais próximo do Pop/Rock que da MPB tradicional. Muito disso pode ser percebido nos arranjos com bateria e guitarras sobressalentes de canções como “Telhados em Paris” e “Tudo Sobre Você”, esta última, um dos grandes sucessos recentes da cantora que aqui conta com a participação de John Ulhoa, do Pato Fu. Falando em Pato Fu, Fernanda Takai, vocalista da banda e esposa de John, abre o CD dividindo os vocais com Zélia na música “Boas Razões”, versão de Zélia para “De Bonnes Raisons”.
O requinte vocal da cantora é outro destaque dessa apresentação, que também ganha versões com o show completo em DVD e Blu-Ray, por expor uma delicadeza sob medida em canções que merecem esse tipo de interpretação, caso de “Os Dentes Brancos do Mundo” e de sua parceria com Marcelo Jeneci “Todos os Verbos”.
As músicas inéditas do disco, “Borboleta” (parceria com Marcelo Jeneci e Arnaldo Antunes), “O Tom do Amor” (Zélia com Moska), “Por Isso Corro Demais” (Roberto Carlos) e “Defeito 10: Cedotardar” (Tom Zé e Moacyr Albuquerque), estão em versão de estúdio e são atrativos a parte que valorizam ainda mais o disco.
Entre as inéditas, o destaque vai para a versão minimalista para “Por Isso Corro Demais” e para a desenvolta canção “Borboleta”, que já está tocando sem parar nas rádios.
Zélia acertou em cheio ao privilegiar as canções recentes na versão em CD, deixando as clássicas para as versões em vídeo do álbum. “Pelo Sabor do Gesto em Cena” justifica o nome e é um belo CD que prova que projetos bem elaborados funcionam mesmo em disco ao vivo.