Por Anderson Nascimento
Formada no ano de 2002, na cidade de Resende, Sul do estado do Rio de Janeiro, a banda Elfo já lançou dois EPs, e chega agora finalmente ao seu disco “cheio”. “Disco Cinza” é um álbum repleto de links entre as faixas com declamações e barulhos diversos, como sons de um vinil estalando, mas é na hora do som que a banda se sai melhor.
Apesar de se definirem como Rock Alternativo em sua página no Facebook e, de certa forma a banda o é, o som do grupo está muito mais para o Punk do que para o som que tradicionalmente rotulamos como alternativo. A própria abertura do disco com a boa “Crianças na Calçada” comprova tal constatação, chegando a lembrar o som paulista dos Inocentes.
Entre diversos bons momentos, o disco tem o seu ápice já na terceira faixa, com a ótima “Último Carnaval”, faixa que mistura Punk com sutis elementos carnavalescos. Vale também destacar “Poesia de Vida e Morte”, faixa premiada em momento seminal do grupo e “Yottaweb (Yw)”, faixa que discursa sobre os tempos modernos e tem a missão de encerrar o disco.
Gravado em entre março e abril de 2014, o disco mostra uma banda autêntica, de discurso forte e crítico, que juntamente com um instrumental que transita entre o Rock alternativo e, principalmente, o Punk, revela uma banda relevante e, no mínimo, interessante.