Por Anderson Nascimento
Walter Wanderley foi um famoso músico pernambucano que deixou o Brasil após ter lançado oito álbuns para a antiga gravadora Odeon entre 1959 e 1963. Junto com Ed Lincoln e Lafayette, Walter Wanderley foi um grande vendedor de discos, fato que se justifica pela média de dois lançamentos de LPs por ano.
E são esses os álbuns compostos nos dois boxes recém-lançados pela gravadora carioca Discobertas, que os licenciou junto à EMI Music, remasterizando cada disco e dando aos mesmos tratamento digno que recupera suas capas, contracapas, rótulos e textos originais dos álbuns, o que de forma respeitosa, dá a cada um dos oito álbuns uma identidade própria.
O ouvinte vai se deliciar com versões de standarts do naipe de “My Funny Valentine” e “The Lady Is A Tramp”, ambas do primeiro álbum, “Eu Você e Walter Wanderley”, gravado no distante ano de 1959. Ou ainda canções que se tornaram clássicos do cancioneiro nacional, casos de “Beija-me” e “Fascination”, famosa por aqui em sua versão em português.
Já em “Sucessos Dançantes em Ritmo de Romance”, Walter destila um poderoso órgão elétrico para dar o tom dançante à músicas como “Oh! Carol!” e “Baby Rock”. Além de momentos para dançar agarradinho, casos de “Io”, “Quem é” e “A Noite do Meu Bem”.
O suingue do músico foi um dos pilares importantes na construção do fenômeno Bossa Nova fora do Brasil, em países como Estados Unidos, Inglaterra e Japão, onde seus discos são lançados até hoje.
Após deixar o Brasil, Walter manteve uma sólida carreira internacional, passando por diversas gravadoras até falecer no ano de 1986.