Por Anderson Nascimento
Em seu quinto disco, a banda gaúcha “Bidê ou Balde” resolveu investir em uma incrível miscelânea de canções entre faixas inéditas, regravações e versões de canções da própria banda e de outros artistas.
A ideia do álbum é reproduzir a transmissão do último programa da fictícia rádio “Ducher” antes dela ser invadida por alienígenas. O programa é apresentado pela radialista Katia Suman, figura tradicionalíssima na cena roqueira gaúcha.
O disco abre com a sintonização da rádio seguida pela versão em inglês de “Mais Que Um Amigo”, que virou “Much More Than a Friend”, interpretada por Luciano Albo, que deu aspecto sessentista à canção.
Entre as canções inéditas estão a catártica “Não Parar Mais” e “A Lá Minuta”, Rock grudento que brinca com a refeição que costuma ser rápida e barata, em ambas as faixas o aspecto dançante é o que chama mais a atenção.
Momento dos mais bacanas do disco é a releitura de “Eu Gostaria de Matar os Dois” clássico gaúcho da banda Graforréia Xilarmônica, que aqui ganhou uma nova versão pela banda. Entre as outras (muitas) participações especiais, estão o já citado Luciano Albo, Diego Belmonte, que participa da romântica “Fazer Tudo a Pé”, Gonzalo Deniz, Renato Borghetti, o coletivo de Hip-Hop Rafuagi, Edu K, Mauricio Bisol, Pedro Dom e Plato Divorak, que dá receitas de um prato que possui o nome da rádio. Cada um contribui de alguma forma com a louca programação da “rádio”.
Passeando por momentos que seduzem facilmente o ouvinte como “O Soul Mentiu Pra Você”, e as psicodélicas instrumentais “Quedê-lhe A Sala Especial” e “Melissa”, o disco deve figurar nas listas de melhores álbuns de 2015, fácil, fácil.