Por Anderson Nascimento
Nascida no estado do Rio de Janeiro, a cantora Amanda Garruth lança, cinco anos após a sua estreia com o CD “Hora & Lugar”, o seu novo trabalho, o EP “Esperança”. O EP traz cinco faixas, sendo quatro delas autorais.
De sotaque estritamente pautado na MPB, “Cactos”, melhor canção do disco, mostra a habilidade da cantora com as palavras “Seja como os cactos / que tem sede de calor”, e é exatamente nessa canção que há o mote temático do EP, ou seja, esperança.
As cinco faixas do disco compõem uma sequência conceitual que traça uma linha imaginária que une a construção da esperança à esperança realista, passando pelo seu cultivo a partir do entendimento do passado para a vivência do presente, a luta em meio a adversidades e a busca pelo equilíbrio entre o real e o ideal.
Vale destacar também no disco “O Canto das Trevas na Boca do Dia”, sambinha elegante que traz letra do compositor Arnoldo Silva, com a adição de texto da própria Amanda, recitado no fim da canção.
O disco encerra com a cantora mesclando versos em inglês e português na faixa de sua autoria (com música de Eric Brandão) “Being This Way”, música de levada arejada e um belíssimo arranjo ensolarado, que concretiza certeiramente a ideia central do disco.
Com arranjos e produção musical capitaneados por Thiago Rudrea, esse novo trabalho de Amanda Garruth consegue surpreender em vários sentidos, seja na ideia que permeia o trabalho, na materialização das mesmas através das letras, e na cama musical do disco. Um belo trabalho que anuncia ao Brasil um novo talento para a nossa conceituada MPB.