Endereço: Av. Borges de Medeiros, 1424 - Lagoa - Rio de Janeiro - RJ
ALEXANDRA JACKSON LANÇA EP NO BLUE NOTE
Legacy & Alchemy mistura bossa, samba, soul e jazz contemporâneo. The Girl From Ipanema e Brazilica são os dois primeiros singles
A cantora americana ALEXANDRA JACKSON lança seu EP, “Legacy & Alchemy”, dedicado à canção brasileira e sua influência na música mundial, ao vivo no BLUE NOTE, nesta terça, 28 de novembro, a partir das 20h, com participação de Pretinho da Serrinha.
Em seu trabalho de estreia, ela interpreta Tom Jobim, Ivan Lins, Carlinhos Brown, D. Ivone Lara, Oscar Castro Neves, além de temas de Miles Davis, Al Jarreau, Rod Temperton, entre outros, diretamente marcados pela música do Brasil.
Dentro deste conceito, standards da MPB - “Garota de Ipanema”, “Corcovado”, “Futuros Amantes”, “Mas Que Nada”, “Samurai”, “Somos Todos Iguais Esta Noita Noite”, “Sonho Meu”, “Força da Imaginação” - aliam-se a temas internacionais, como “Brazilica” (de Maurice White, do Earth, Wind & Fire, lançada nos anos 70 por Ramsey Lewis) e “Our Time Now” (do hitmaker Rod Temperton).
O que um dia foi chamado de world music é agora conceituado como “total music”, nas palavras de Ivan Lins, “uma mistura de jazz, música étnica, instrumental ou cantada, completamente moderna”. ALEXANDRA JACKSON já pode ser considerada uma das vozes mais promissoras desta nova cena.
“Legacy & Alchemy” presta tributo aos 50 anos da invasão da Bossa-Nova nos EUA (a partir do grammy recebido por “Garota de Ipanema”, em 1965) e ao centenário do samba – com o lançamento de “Pelo Telefone”, em 1917, numa celebração atemporal.
Gravado no Rio de Janeiro, Los Angeles, Londres, Nova York e Atlanta, o álbum inclui ainda clássicos da bossa e cânones do samba. “Garota de Ipanema” e “Brazilica” são os dois primeiros singles, já nos primeiros lugares das paradas smooth jazz americanas.
Alexandra mergulhou na música brasileira durante os jogos olímpicos de 2016, quando passou uma produtiva temporada no Rio. No período, realizou apresentações, ao lado de Daniel Jobim, em locais como as casas do Japão, dos Estados Unidos, da França, alem do Espaço Tom Jobim, com direito a uma apresentação exclusiva para o canal NBC, em transmissão simultânea para diversos países.
Hebert comenta: “um artista precisa ter algo além do talento. Para subir cada degrau na carreira, é preciso caráter, integridade, espírito, alma, coração, perserverança e entrega às canções. Alexandra possui todas estas qualidades” – afirma o produtor, dono do selo BOSSA NOVA NOITES, que há uma década trabalha com a MPB nos EUA.
ALEXANDRA JACKSON nasceu em Atlanta, filha do primeiro prefeito afroamericano da cidade. Sua formação musical inclui alta dosagem de blues, jazz e soul, com formação em piano e canto lírico.
Durante uma apresentação de Alexandra no Atlanta Jazz Festival, em 2013, Hebert ficou impressionado com sua versão acid jazz de “Garota de Ipanema”. Foi aí que ele percebeu que tinha a intérprete certa para o projeto que acalentava há bastante tempo.
A partir de então, o projeto “Legacy & Alchemy” se desenvolveu rapidamente, sob a direção musical dos produtores Robert Hebert e Larry Williams, com co-produção de Rod Temperton, Chris Walker, Arthur Maia, Ricardo Silveira e Max Viana.
Alexandra lista suas principais influências: “amo a música de Tom Jobim, Ivan Lins, Djavan, Caetano Veloso e Gilberto Gil, assim como a de Sarah Vaughan, Oscar Peterson, Take 6, Tonny Bennet e Chaka Khan. Também posso citar Maxwell, D’Angelo e The Brand como determinantes para a minha formação”.
“Há um grande melting pot musical em todo o mundo atualmente. Este projeto oferece a oportunidade de as pessoas pensarem fora da caixa. Não é apenas jazz ou blues, ou soul ou samba e bossa nova, mas uma mistura de todas estas influências. Em essência, procuramos reafirmar o legado musical brasileiro como uma das principais forças da música contemporêna” – diz a cantora.
ALEXANDRA JACKSON se apresenta ao lado de Marco Brito (piano e direção musical), David Feldman (teclados), João Castilho (guitarra), Marcelo Mariano (baixo), Teo Lima (bateria), André Siqueira (percusão), Aldivas Ayres (trombone), Marcelo Martins (sax), e Jessé Sadoc (trompete).
ALEXANDRA JACKSON NO BLUE NOTE
Terça, 28 de novembro – 20h
Rua Borges de Medeiros, 1424 – Lagoa
Ingresso: R$ 90
https://bluenoterio.com.br/agenda/alexandra-jackson-legacy-alchemy/