Festival GBOB Brasil promove final nacional no Rio de Janeiro, dia 19 de novembro - Evento tem show de encerramento da Nação Zumbi
No próximo dia 19 de novembro, no Circo Voador, será conhecido o grande vencedor da final brasileira
do Festival GBOB Brasil (www.gbobbrasil.com), que vai representar o país na final internacional do Festival GBOB - The Global Battle Of The Bands (www.gbob.com), maior campeonato de bandas do mundo, que acontece no dia 26 de fevereiro de 2011, em Kuala Lumpur, na Malásia. Na final do GBOB Brasil, quatro bandas vão disputar a batalha: sendo uma finalista do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Porto Alegre.
Após a batalha, a Nação Zumbi faz o show de encerramento, no qual apresenta o repertório do disco “Fome de Tudo”, além dos grandes sucessos da banda, como “Bossa Nostra”, “Prato de flores”, “Quando a maré encher”, “Blunt of Judah”, “Da lama ao caos”, dentre outros.
O Festival GBOB Brasil recebeu inscrições de mais de 120 bandas de todo o país, que disputaram as etapas seletivas entre setembro e outubro desse ano. Além de participar da final internacional na Malásia, a banda vencedora da final brasileira concorre a uma premiação de US$ 100.000, que será dividida em turnê de 10 datas no Reino Unido, uma semana de gravação em um estúdio em Londres, prêmio de US$ 10 mil em dinheiro, além de marketing internacional.
Na disputa da final brasileira, estão as bandas: Kiara Rocks (www.myspace.com/kiara.rocks), vencedora da final de São Paulo, no dia 21/10; Monolito (www.myspace.com/bandamonolito), vencedora da final do Rio de Janeiro, no dia 14/10; Dr. Robert (www.myspace.com/bandadrrobert), que venceu a seletiva de Porto Alegre, no dia 12/09; e The River Raid (www.myspace.com/riverraid), eleita na classificatória de Recife, no dia 02/10. Quaisquer bandas independentes (mesmo tendo vínculo com gravadoras/selos) puderam se inscrever no GBOB Brasil, contanto que apresentassem músicas autorais e inéditas, sem distinção de estilos e ritmo.
As bandas eleitas nas seletivas regionais foram avaliadas por um júri especializado, formado por jornalistas e profissionais atuantes na área musical. Nas etapas seletivas, o público também teve direito a voto, que na decisão teve peso igual ao dos jurados. Na final nacional, as quatro bandas finalistas serão julgadas apenas pelo júri. Cada banda terá direito a 10 minutos de apresentação e poderá tocar até duas músicas de sua autoria. A grande vencedora da etapa brasileira vai representar Brasil na final mundial, em Kuala Lumpur, já saindo do país com os custos da viagem pagos pelo GBOB Brasil.