Pelo quinto ano consecutivo o site Galeria Musical apresenta aos seus leitores a lista dos melhores do ano, segundo a avaliação do site. Este ano foram listados os álbuns levando em consideração o gosto pessoal do editor do site, para a escolha dos cinco da lista.
2018 foi um ano de poucos lançamentos impactantes, a indústria do disco continua definhando frente ao crescimento do streaming e, para piorar, viu as maiores distribuidoras de CDs como Lojas Americanas, Livrarias Saraiva e Cultura, escassearem as suas seções dedicadas à música ou deixarem totalmente de vender o produto. Chegamos a um momento em que o consumidor de mídia física ficou quase sem opção de locais para adquirir os seus queridos discos.
Discos novos como o do ex-Beatle Paul McCartney, da Gal Costa ou do Gilberto Gil, foram peças difíceis de serem encontradas, nem preciso citar que frente a isso os preços subiram, e muito!
Vida que segue, alguns artistas não abriram mão de lançarem os seus álbuns, ainda que em pequenas tiragens ou tiragens especiais em vinil e fita K7, já outros preferiram investir na divulgação de singles em plataformas de streaming.
Na contramão da crise fonográfica (e por que não cultural?), o ano foi bom para reedições de discos clássicos em caprichadas edições para colecionadores, talvez esse seja mesmo o caminho a ser seguido.
Mas vamos então às nossas listas, espero que gostem!
Melhores discos nacionais de 2018:
http://www.galeriamusical.com.br/lista.php?cod_lista=28
Melhores discos internacionais de 2018:
http://www.galeriamusical.com.br/lista.php?cod_lista=29