O ano de 2017 notabilizou-se por bons lançamentos, principalmente no mercado brasileiro. Muito embora o ano tenha sido dominado pelo Sertanejo Universitário, que assombrou aqueles que gostam do bom e velho rock and roll, a boa música resistiu bem com discos maravilhosos como os de gente como Criolo, Chico Buarque, e os surpreendentes Detonautas. No mercado internacional, tivemos novos discos de Foo Fighters, Robert Plant, os irmãos Liam e Noel Gallagher, U2, e as surpresas Ringo Starr e Marilyn Mason, que lançaram discos fabulosos.
Como todos os anos, a partir de 2013, o Galeria Musical, através de seus colaboradores mais ativos do ano, listaram os seus 5 melhores álbuns nacionais e internacionais, e através da fórmula utilizada pelo site há alguns anos – em resumo, 30 pontos para o 1°, 20 para o 2°, 10 para o 3°, 5 para o 4° e 3 para o 5°, mais dois pontos para cada citação em uma lista – o GM chegou ao resultado que apresentamos a seguir nas listas Melhores Nacionais e Melhores Internacionais.
Como já dito, as grandes surpresas ficaram por artistas como Detonautas, Sepultura e o ex-Beatle Ringo Starr. Ao todos foram citados 51 álbuns pelos nossos colaboradores, 25 internacionais e 24 nacionais, apesar de não ter havido nenhuma unanimidade entre os 7 colaboradores que participara da confecção da lista deste ano, os álbuns com mais citações foram “Give More Love”, do Ringo Starr, e “Sinais do Sim”, dos Paralamas do Sucesso.
Entre os álbuns que não aparecem na lista final, vale mencionar a presença de Noel Gallagher, Neil Young, Govt Mule, Marylin Mason e Deep Purple. Na categoria nacional aparecem também com destaque na lista artistas como Domenico Lanceloti, Gross, Scalene, Marcelo Yuka, Far From Alaska, Splippleman, e os novatos Daniel Zé e Guerrilha.
Bom, esperamos que vocês gostem da nossa lista, e que estejam conosco nesse ano de 2018, ano em que completamos 10 anos de existência.
Feliz 2018!
Melhores álbuns nacionais de 2017
Melhores álbuns internacionais de 2017