Nos últimos 30 anos da MPB, Liminha (Arnolpho Lima Filho) é o responsável pelos maiores hits e novos grupos de peso no cenário musical brasileiro. Tocou “invisível” seu contrabaixo com os Titãs, Mutantes, Andy Summers do Police e em vários álbuns. Todos passaram pelas mãos dele: Lulu Santos, Titãs, Paralamas, Gil, um número ilimitado de artistas, em um lendário estúdio de nome NAS NUVENS, fundado por Liminha e Gilberto Gil na década de oitenta, localizado no alto do Jardim Botânico, Rio de Janeiro, que se tornou a maior fábrica de hitmakers que o Brasil conheceu.
Dentro do NAS NUVENS foram criados os álbuns mais fantásticos. É o nosso SUN RECORDS onde surgiram Elvis, BB King e outros. É um templo da nossa música com seus fios, goteiras, o gato de estimação e os arquivos sonoros, antes da mixagem final, com cada instrumento em separado, seus erros e acertos.
Dirigida por Ricardo Nauenberg e produzida pela Indústria Imaginária, a série NAS NUVENS disseca os maiores Hits dos artistas da MPB. Em cada programa surpresas diferentes, comentários sobre cada instrumento em separado e a narrativa de como surgiram os arranjos. Os “casos” e histórias de cada SUPER HIT, numa radiografia não contada de cada obra prima da MPB, mostrando o resultado final de cada música, e também outras versões, através de remixes inusitados. Essas interferências são pilotadas por Liminha na presença do artista, em um interessante laboratório que traz à tona novas visões de músicas consagradas. Uma conversa através dos instrumentos tocados em cada música, na época que foram gravados, alguns aproveitados outros não, e outros acordes que podem ser criados na hora. A série enfatiza, ainda, a importância do produtor musical na obra do artista, o que raras vezes é reconhecido pelo púbico. É ele que estabelece os arranjos, o beat da música, o repertório e o estilo a ser seguido. Michael Jackson jamais seria a estrela que foi sem Quincy Jones e assim por diante.
Composta por seis programas, cada um com seu convidado, a série abre com chave de ouro com o episódio Lulu Santos. Após o programa do Lulu Santos seguem: Paralamas representados por Bi e Barone, Titãs representados por Toni Bellotto, Fernanda Abreu, Paula Toller representando o Kid Abelha e a si própria e Sergio Mendes. Em cada programa conversa-se sobre os maiores hits de cada artista, sua história e segredos de estúdio até então guardados a sete chaves, colocando o espectador dentro da sala de mixagem, onde tudo aconteceu. A série Nas Nuvens será exibida todas as sextas-feiras, às 20h30, com reprises aos sábados 14h15 e domingo às 10h.
NAS NUVENS – Canal Arte 1
Estreia: sexta-feira, dia 29/12, às 20h30. Reprises: sábado 30/12 às 14h15 e domingo 31/12 às 10h.
Canal Arte 1: Net e Claro TV – canal 553.
Sky – 81; Oi TV – 85; GVT – 84; Vivo TV – cabo 102; satélite 555; fibra 627
Programação:
http://arte1.band.uol.com.br/www.facebook.com/canalarte1