1° - BLACKSTARDAVID BOWIE
2016
Por Anderson Nascimento
Quase que uma unanimidade nas listas de melhores de 2016, “Black Star” é uma despedida em tons de morte anunciada feita por um Bowie que conseguiu ser gênio até na hora de sua partida. Um dos seus álbuns mais instigantes do artista, que chocou o mundo por pegar todos de surpresa e por Bowie ter morrido apenas dois dias após o seu lançamento.
2° - HARDWIRED... TO SELF DESTRUCTMETALLICA
2016
Por Anderson Nascimento
Por questões conceituais, quis o Metallica que o seu novo disco fosse duplo. Um álbum duplo é sempre recebido com desconfiança, mas a banda conseguiu fazer um álbum praticamente perfeito, sem nada que pudesse ser limado. O disco é repleto de melodias cantaroláveis, mas com o peso sempre esperado por seus fãs. A espera valeu mesmo a pena.
3° - BLUE & LONESOMEROLLING STONES, THE
2016
Por Anderson Nascimento
Os Stones também voltaram a lançar um disco, ainda que não seja o esperado álbum de inéditas, que pode até pintar em 2017. Com covers de Blues seminais este disco serviu para provar o que a banda ainda pode fazer, mostrando um grupo tocando bem e, sobretudo, o talento de Jagger nos vocais e gaita.
4° - DYSTOPIAMEGADETH
2016
Por Anderson Nascimento
Baseado em um futuro distópico, o Megadeth surpreendeu a todos ainda no início de 2016 ao lançar o desesperançoso “Dystopia”, um álbum conceitual onde uma a nova formação da banda é apresentada. O grupo não desperdiça peso, mas as grandes virtudes do disco são as letras poderosas e as melodias que carregam um interessante tom de novidade.
5° - A MOON SHAPED POLL RADIOHEAD
2016
Por Anderson Nascimento
Apesar de não ter feito muito barulho, o novo disco da banda de Thom Yorke agradou a crítica e foi muito bem recebido pelos principais veículos musicais do mundo. De gestão longa, o disco contém diversos elementos presentes na sonoridade da banda nos últimos tempos, como bateria eletrônica, sintetizadores, mas também trouxe violão, piano e orquestra.