1 - É UMA PARTIDA DE FUTEBOLO SAMBA POCONÉ
SKANK
1996
Por Anderson Nascimento
Dificilmente uma música vai superar essa no quesito futebol. O clipe é empolgante e traz imagens do clássico Atlético MG X Cruzeiro tendo o (literalmente) velho Mineirão como cenário. Além de tudo, versos cativantes como “quem não sonhou em ser um jogador de futebol”, ajudaram a música a fazer o sucesso que fez e faz até hoje.
2 - UMBABARAUMAÁFRICA BRASIL
JORGE BEN JOR
1976
Por Anderson Nascimento
Aqui iniciamos as homenagens aos jogadores. Benjor é um apaixonado por futebol, e sempre incluiu em suas músicas e discos alguma referência ao esporte. Aqui a divertida faixa fala de um ponta de lança africano, mas Jorge Ben se utiliza de uma maravilha de suingue que poucos conseguem emular. No mesmo álbum há também a homenagem “a um tal” de Camisa 10 da Gávea.
3 - AQUI É O PAÍS DO FUTEBOLMÉXICO 70
WILSON SIMONAL
2010
Por Anderson Nascimento
Falando em suingue, como deixar Wilson Simonal de fora dessa lista? A canção, de composição de Milton Nascimento e Fernando Brant, é uma homenagem ao jogador Tostão que, entre outras passagens, tem versos que exaltam a paixão do brasileiro pelo futebol. A canção foi gravada também por Milton Nascimento e Elis Regina, mas a versão que escolhemos para essa lista é a do Wilson Simonal, que dá à canção uma interpretação que tem tudo a ver com o futebol. Na época a canção foi lançada no Brasil em compacto duplo, mas saiu em LP no México em 1970. Curiosamente esse disco só foi lançado no Brasil em 2010.
4 - CANHOTEIRORAIMUNDO FAGNER E ZECA BALEIRO
RAIMUNDO FAGNER E ZECA BALEIRO
2003
Por Anderson Nascimento
Essa belíssima música interpretada por Raimundo Fagner e Zeca Baleiro é uma homenagem ao jogador José Ribamar de Oliveira, o Canhoteiro, que fez fama no São Paulo. Zeca Baleiro resolveu homenagear o jogador por dois motivos: descobriu que ele era o seu xará e que ele era seu conterrâneo. A canção foi lançada em disco feito em parceria entre Fagner e Zeca, que depois acabou virando DVD.
5 - 1 X 0100 ANOS
PIXINGUINHA
1997
Por Anderson Nascimento
Pixinguinha compôs esse choro quando o Brasil conquistou a sua primeira Copa América (na época chamada de Campeonato Sul Americano de Futebol) em 1919. A competição é tida como um dos principais ingredientes na transformação do brasileiro em um povo fanático por futebol. Se a conquista foi importante para o futebol brasileiro, ela também representou um grande marco para a música, já que é o primeiro registro de uma música sobre o futebol feita no Brasil.
6 - O FUTEBOLCHICO BUARQUE
CHICO BUARQUE
1989
Por Anderson Nascimento
Não é segredo para ninguém a paixão do tricolor (carioca) pelo futebol. Em 1989 Chico rendeu uma pequena homenagem ao seu esporte favorito com a música “O Futebol”. A faixa inclusive narra uma fictícia tabelinha entre craques como Didi, Garrincha, Pagão, Pelé e Canhoteiro.
7 - FIO MARAVILHABEN
JORGE BEN JOR
1972
Por Anderson Nascimento
Tarefa difícil não colocar mais de uma canção sobre o futebol feita por Ben jor. Aqui ele homenageia João Batista de Sales, jogador revelado pelo Flamengo, que não foi bem um craque, mas foi um daqueles jogadores que a torcida tinha muito carinho por ele. A homenagem rendeu problemas jurídicos pelo uso por Jorge do nome do jogador, até que em 2007 ficou tudo resolvido entre as partes. O clássico de Ben jor foi utilizado também como cântico da torcida do Botafogo para homenagear seu ídolo Túlio, que ganhou a alcunha “Maravilha” emprestada por essa canção.
8 - EU QUERO VER GOLRAPPA MUNDI
RAPPA, O
1996
Por Anderson Nascimento
Essa é outra canção do Pop-Rock nacional que também marcou presença na lista por falar do momento mais importante de uma partida de futebol: o gol. A faixa, que descreve uma ida ao estádio, foi um dos grandes sucessos do disco mais bem sucedido da banda e afirma a velha máxima de Dadá Maravilha: não existe gol feio, feio é não fazer o gol.
9 - O CAMPEÃO É MELHOR SORRIR
NEGUINHO DA BEIJA FLOR
1982
Por Anderson Nascimento
Essa canção é um verdadeiro clássico do futebol, cantada por torcidas nos estádios de todo o Brasil (principalmente no Rio de Janeiro), a música revela um domingo perfeito: ir ao estádio torcer pelo time que se é fã, com a esperança de ser campeão. O sucesso da música foi (e ainda é) tão grande que é difícil conhecer alguém que não saiba cantá-la.
10 - VOU FESTEJARDE PÉ NO CHÃO
BETH CARVALHO
1978
Por Anderson Nascimento
Após ser campeão, nada melhor do que festejar. Essa canção de Beth Carvalho não fala especificamente de futebol, mas foi adotada por torcidas de vários clubes – em especial a do Botafogo e do Atlético MG - como uma espécie de segundo hino, cantada em momentos de grande emoção nos estádios.