Por Divulgação
Gravitacional, ou Henrique Almeida, teve sua primeira banda aos 12 anos de idade, isso em 2003 na chamada Nitrobox. No ano de 2007, Henrique também mostrava suas guitarras e arranjos com a banda Supersad, fazendo um rock alternativo com muitas referencias deJesus & The Mary Chain e Joy Division, causando considerável borbulho na cena independente da época com o EP “Bem-vindo ao Jardim de Oliveiras”. A banda fez várias apresentações por São Paulo até finalizar suas atividades em 2009.
No meio de 2009, novas atividades se iniciaram, dessa vez com a banda Elevadores, que tem o recém-lançado disco “A Hora certa de ultrapassar um caminhão”. Realizou apresentações em vários estados brasileiros e recebeu boas respostas da crítica e do público. Com os clipes de "Mais uns Cem Anos" e "Festas de Dezembro" apareceram em canais de televisão como TV I, Canal Brasil, entre outros.
Em paralelo com os Elevadores, Henrique entrou para a banda paulistana "The Concept" em 2010, banda que completou seus 21 anos de rock em 2014 e, durante sua integração no Concept, se apresentou em alguns festivais como o Grito Rock e Jacaré Noise além de realizar vários shows pelo Brasil.
Durante sua participação nas duas ultimas bandas citadas, o jovem guitarrista deu inicio a algumas composições, algo bem pessoal, um tanto particular que acabou por ficar guardado por um considerável período. Mas em 2013 ocorreu a primeira aparição do nome Gravitacional numa coletânea de versões psicodélicas, na qual a música Errare Humanum Est, de Jorge Ben foi reconstruída.
Por fim, em 2015, outra aparição — tornando a alcunha Gravitacional algo mais sólido e definitivo — aconteceu no tributo ao The Smiths, coletânea lançada em maio pela Bunny Records.
Por ora, Gravitacional finaliza os detalhes de seu primeiro disco, com previsão de lançamento para agosto deste ano.
Ouça o novo single abaixo: