Resenha do Cd Desventuras / Gêiser

DESVENTURAS title=

DESVENTURAS
GÊISER
2011

INDEPENDENTE
Por Anderson Nascimento

Criada no ano de 2002, a banda curitibana Gêiser sempre apostou em seguir o seu caminho baseado em uma identidade que apontava para onde o coração da banda sugeria. Dessa forma, a identidade própria da banda é algo muito característico no som da banda Gêiser. Firme em suas convicções, a banda consegue atrair um público do mais variado possível, de várias idades, parte disso por conta da valentia de suportar as pressões de modismos, e pela originalidade de suas canções.

Falar das canções da banda, aliás, é algo imprescindível. A banda apresenta um repertório cem por cento autoral, com letras e músicas marcantes. Não obstante, a banda acaba de estrear com o álbum “Desventuras”, um CD duplo recheado com vinte belas canções, algo inédito para uma estreia de banda.

E quem se deixa levar pela ideia de há nesse disco apenas um enfileiramento de músicas, vai se surpreender ao ouvir o disco e perceber a existência de uma incrível semântica entre as canções e o conceito do álbum. Isso sem falar da qualidade das composições e das músicas (muito bem tocadas pela banda), dos vinte petardos sonoros que preenchem o invólucro de tons vintage que embalam essa pequena obra de arte do Gêiser.

Musicalmente há uma forte inspiração do som britânico tanto de meados dos anos sessenta com a primeira Invasão Britânica, quanto ao New Brit Pop dos anos noventa, o que permite à banda uma variação melódica que enriquece ainda mais o já saboroso repertório. A veia sessentista, por exemplo, pode ser percebida em vários momentos, como em “Perfeito Equilíbrio”, mais uma dos muitos destaques do álbum, que chega a emular com maestria a banda americana “The Byrds”.

Dessa forma, a banda nos brinda com a deliciosa “Desejo Deserto”, primeiro single do disco, som ao piano que resume bem a proposta da banda. “Íntimo Segredo” é outro momento que exala bom gosto e dá provas do esmero da banda ao preparar o disco para antigos e novos fãs, sugerindo que muitos outros fãs virão.

Ao longo das vinte canções do álbum a banda consegue urdir uma boa leva de ritmos e sonoridades, apresentando, por exemplo, baladas como “Invenções”, “A Incerteza do Seu Amor” e a quase épica “Ruínas”, e levadas Pop como “Seus Passos Ainda São Seus”, “Coração no Exílio”, Além de Rocks como “Águas Turvas” e “Hasta La Vista”.

Com um álbum de estreia grandiloqüente como este, que efetivamente funciona e agrada, a banda Gêiser é uma promissora surpresa surgida em um momento em que a música clama por uma maior heterogeneidade, nós, é claro, agradecemos.

Resenha Publicada em 16/05/2011





Esta resenha foi lida 2465 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z



Outras Resenhas do Artista


Outras Resenhas