1° - NHEENGATUTITÃS
2014
Por Anderson Nascimento
Os Titãs foram os grandes campeões de 2014, sem dúvida. O disco “Nheengatu” apareceu em diversas listas de melhores na imprensa, e aqui no Galeria Musical não poderia ser diferente. O disco foi citado por 6 dos 8 participantes da confecção de nossa lista. Com produção de Rafael Ramos, “Nheengatu” tem sonoridade pesada e traz canções com temáticas relacionadas a protestos e à temas delicados como pedofilia, violência e intolerância.
2° - GIGANTE GENTILERASMO CARLOS
2014
Por Anderson Nascimento
A recente trilogia de álbuns de Erasmo que passou por “Rock and Roll” e “Sexo” também agradou bastante a imprensa e aos que vêm acompanhando a fértil fase do Tremendão. Mesmo há 50 anos na estrada Erasmo ainda é capaz de lançar um álbum inteiramente autoral e relevante e instrumentalmente perfeito, que apesar de ter uma identidade própria, busca na própria carreira discográfica do artista a essência de sua forma.
3° - BANDA DO MARBANDA DO MAR
2014
Por Anderson Nascimento
Formada em 2014 por Marcelo Camelo, Mallu Magalhães e Fred Ferreira, a banda lançou o seu autointitulado debut e foi parar rapidamente nas rádios com a faixa “Hey Nana”, inclusive com boa agenda de shows. Fugindo da introspecção, marca da carreira do casal Camelo-Magalhães, o disco se estrutura no pop de vibe roqueira. Com ótimo desempenho em vendas no iTunes do Brasil, Portugal e Moçambique, o disco recebeu calorosas resenhas pela crítica musical.
4° - VELÓCIASKANK
2014
Por Anderson Nascimento
O Skank não surpreendeu em seu novo álbum, e talvez esse seja o motivo de o álbum ter agradado tanto. O disco passeia por diversas texturas dentro do próprio escopo da banda, inclusive fundindo as suas duas reconhecidas fases: a de antes e a de depois do “Maquinarama” (2000). Com a riqueza pop em dia, não foi surpresa que canções como “Ela Me Deixou” e “Esquecimento” fossem bastante tocadas no rádio.
5° - SETEVIDASPITTY
2014
Por Anderson Nascimento
Vindo de seu projeto paralelo “Agridoce”, Pitty não lançava um disco com sua banda há cinco anos. Todo esse tempo gerou uma grande expectativa por parte de seus fãs, expectativa esta que foi corroborada com as vendas do “Setevidas”. Seus fãs não se decepcionaram ao experimentar um álbum mais maduro e reflexivo que fala sobre as experiências com vida e com a morte.